Neón
Símbolo Químico: Ne
Número Atómico: 10
Pertence aos gases nobres
Estado físico: gasoso
Localização na tabela periódica: grupo - 18 (8 eletrões de valência, ou seja tem o último nível de energia totalmente preenchido, tendo o máximo de estabilidade e por causa disso sem tendência para formar iões; período - 2 (tem 2 níveis de energia)
Distribuição electrónica: 2-8
Número de massa: 20 (número de eletrões + número de neutrões)
História: O Neón foi descoberto em 1898 pelos químicos ingleses William Ramsay e Morris Travers em Londres. Foi descoberto quando Ramsay via a refrigeração de uma amostra retirada da atmosfera até que se tornou um líquido, em seguida, o líquido foi aquecido e Ramsay capturou os gases quando era fervido. A cor vermelha brilhante, que é emitida pelo néon gasoso foi notado imediatamente, sendo que Travers escreveu mais tarde: "A chama da luz vermelha do tubo contou sua própria história".
Aplicações: O tom roxo-alaranjado da luz emitida pelos tubos de néon é usado para a fabricação de indicadores publicitários, leitores de códigos de barras em mercados, tubos de televisão.
Abundância: Néon é abundante em uma escala universal, sendo o quinto elemento químico mais abundante por massa no Universo, atrás do hidrogênio, hélio, oxigênio, e carbono.
Isótopos: Existem três isótopos estáveis, Ne-20 (90,48%), Ne-21 (0,27%) e Ne-22 (9,25%).
Sem comentários:
Enviar um comentário